MONTEIRO, ARLETE ASSUMPÇÃO (2000) A ERICEIRA BRASILEIRA: TRAJECTÓRIA DE UMA COLÓNIA PORTUGUESA NO LITORAL SUL-BRASILEIRO. PREF. ANTÓNIO PIRES VENTURA. ERICEIRA: MAR DE LETRAS. DE 21X15 CM. COM 111 PÁGS. ILUST. B.
“(…) Independentemente de valorações parcelares - a História não é passível de alterações retroativas, é o que « foi», não é o que gostaríamos que tivesse sido… -, estes séculos de contato e de influências recíprocas entre Portugal e o Brasil são um facto inquestionável e resultaram no enriquecimento mútuo com poucos paralelos. Esta evocação serve para sublinhar os grandes momentos e as personalidades que marcaram as diversas épocas, mas também os acontecimentos menos relevantes e aqueles Homens e Mulheres cujos nomes se perderam no olvido, mas que deram um contributo por vezes decisivo na evolução do processo histórico: os marinheiros das naus, os soldados, os clérigos anónimos, os escravos, os índios, os colonos… a história é, afinal, feita por todos estes protagonistas.
O livro que em boa hora se dá à estampa é um exemplo do que atrás escrevemos. O objetivo do estudo da professora Arlete Monteiro é uma pequena comunidade piscatória fundada por decisão de D. João VI em 1817 na enseada de Garoupas, litoral do sul do Brasil, e povoada por pessoas originárias da Ericeira, em Portugal, que para ali se deslocaram com o intuito de se fixarem e de exercerem a atividade que caracterizou aquela Vila portuguesa durante tanto tempo - a pesca. Naturalmente que a Nova Ericeira mudou de nome, passando a chamar-se Porto Belo em 1832”. António Ventura
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.