VENTURA, MARGARIDA GARCEZ (2002) A COLEGIADA DE SANTO ANDRÉ DE MAFRA: SÉCULO XV-XVIII: TRANSCRIÇÃO PALEOGRÁFICA DO FUNDO DOCUMENTAL E ESTUDO INTRODUTÓRIO. MAFRA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 30X21 CM. COM 239 PÁGS. ILUST. B.
Visando a promoção do estudo da história da igreja de Santo André e da Mafra Medieval e Moderna o presente livro é o resultado do trabalho de levantamento integral do fundo documental da Colegiada de Santo André de Mafra existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, compreendendo a transcrição paleográfica da referida documentação e um estudo introdutório elaborado pela professora doutora Margarida Garcez Ventura. Foi distinguido pela Academia Portuguesa de História que, em 2002, lhe atribuiu o prémio Gulbenkian de História Regional, atestando a qualidade e rigor histórico-científico desta obra, manancial informativo que fornece elementos fundamentais para a reconstrução da história da igreja de Santo André, assim como de instituições locais de natureza religiosa e camarária.
O fundo documental ora publicado, intitulado “Colegiada de Santo André de Mafra” (ANTT, caixa 3389), trata-se de um acervo documental pertencente à Paróquia de Santo André, dominado a documentação pertencente ao século XVI, com exceção de raríssimas franjas situadas nos séculos XV, XVII e XVIII. Constituído por cerca de 270 fólios, manuscritos frente e verso, maioritariamente, o que perfaz mais de 500 páginas, o fundo documental encontra-se organizado em três conjuntos - Livro 1 e Livro 2, Maços 1, 2 e 3 - constatando-se uma grande variedade de escribas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.