MARINHO, ANTÓNIO LUÍS (2011) 1961: O ANO HORRÍVEL DE SALAZAR. LISBOA: TEMAS E DEBATES: CÍRCULO DE LEITORES. DE 23X15 CM. COM 242, [3] PÁGS. B.
O que significou o ano de 1961 na vida de um regime político que governou Portugal cerca de meio século? O que pode ter um ano de tão especial que dele se faça História? O que terá acontecido de tão marcante e decisivo? A resposta é: quase tudo! Num só ano, começa uma guerra em Angola; a Índia ocupa as possessões portuguesas de Goa, Damão e Diu e abre a primeira brecha no império colonial português; desenrola-se uma tentativa de golpe de Estado; um navio de passageiros, o Santa Maria, é assaltado e ocupado durante duas semanas; um avião da TAP é desviado; no último dia do ano, uma tentativa de assalto a um quartel por membros da oposição ao regime resulta na morte de um membro do governo.
Feito o balanço, 1961 foi, sem dúvida, o ano de pior memória para Salazar. Eis a crónica desses dias, a partir da imprensa da época, recordados meio século depois
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.