FERNAND BRAUDEL E A HISTÓRIA. JORNADAS FERNAND BRAUDEL, 18, 19 E 20 DE OUTUBRO DE 1985, CHATEAUVALLON; TRAD. DE PEDRO JORDÃO. LISBOA: TEOREMA, 1986. DE 21X15 CM. COM 224, [2] PÁGS. B.
Em outubro de 1985, o centro cultural de Chateauvallon consagrou a Fernand Braudel e a sua obra- O Mediterrâneo, o capitalismo, a França - um colóquio de 3 dias, animado por historiadores, economista chi personalidades de renome Internacional, assim como por jornalistas conceituados, entre os quais portugueses, Vitorino Magalhães Godinho etc.
Fernand Braudel conduziu os debates com vivacidade e rigor, malícia e gentileza. No decurso de alguns «duelos» intelectuais, o grande historiador - que falecia um mês depois - demonstrou, uma vez mais, o seu sentido prodigioso da síntese imediata.
Publicam se neste volume as atas das comunicações e debates desse colóquio, que abordaram temos como: «A formação das culturas mediterrânicas»; «O homem biológico do Mediterrâneo»; «O Tempo Bizantino no mundo mediterrânico»; «O Mediterrâneo, o Atlântico e a Europa»; «O Mediterrâneo muçulmano»; «O Mediterrâneo no horizonte dos europeus do Atlântico»; «A galé, rainha do Mediterrâneo»; «Os primeiros camponeses da França»; «Das regiões a nação francesa»; «História, Geografia e povoamento»; «Funções das finanças no Antigo Regime»; »«A revolução industrial da Idade Média?»
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..