GARRETT, ALMEIDA (1995) CORRESPONDÊNCIA INÉDITA DO ARQUIVO DO CONSERVATÓRIO: 1836-1841. INTROD. E ANÁLISE CRÍTICA DE DUARTE IVO CRUZ. LISBOA: IMPR. NAC.-CASA DA MOEDA. DE 24X15 CM. COM 76, [3] PÁGS. B.
“Publicam-se aqui, pela primeira vez, um importante conjunto de textos desconhecidos de Almeida Garrett, escritos pelo seu próprio punho ou, em certos casos pontuais, redigidos por colaboradores burocráticos sob a sua óbvia orientação. Trata-se da correspondência e outros documentos do período em que Garrett, sob o título de Inspector Geral dos Teatros, centralizou no por ele recém-criado Conservatório toda a atividade de criação e organização da estrutura teatral, desde o ensino à criação dramática, da organização da companhia «normal» a censura prévia a textos e espectáculos e a atribuição de subsídios.
(…) Textos que se revelam extremamente interessantes no ponto de vista história da cultura e mesmo da história das mentalidades ou, se quisermos, da mentalidade romântica da sua época. (…) Mas o mais interessante será este testemunho directo e diário da extraordinária dedicação de Garrett à causa da criação de um teatro português que fosse a um tempo nacional e universal, moderno e tradicional.”
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..