COUTO, RIBEIRO (1963) SENTIMENTO LUSITANO. LISBOA: LIVROS DO BRASIL. DE 22X13 CM. COM 262, [7] PÁGS. E.
Muito interessante conjunto de ensaios que são testemunho vivo do sentimento de Lusitanidade do poeta, escritos durante o período da sua permanência diplomática na embaixada de Lisboa.
“Estão impregnadas estas páginas impregnadas de emoção direta e vívida, da atmosfera da proximidade comungada, do fluxo natural de interesse pelo mundo humano e literário circundante. Portugal vivido por Ribeiro Couto, no substrato histórico das suas velhas cidades, nos temas culturais, nas problemáticas da língua comum.”
Ensaios dedicados a António Nobre, a Eça de Queirós, a João de Barros, Joaquim Paço d'Arcos e à poesia de Cabo Verde.
De destacar também o ensaio " O pequeno emigrante português e a continuidade histórica do Brasil" em que nos diz, entre outras curiosidades “... não era adquirido sem trabalho, não caia do céu; custava muito esforço” -, para muitos mais terá constituído um penoso exercício de sobrevivência, talvez pelas poucas habilitações com que em sua grande maioria arribaram a terras de Vera Cruz. Mas não é desse brasileiro entre aspas o objecto desta minha fala, já retratado por Guilhermino César, em O “Brasileiro” na ficção portuguesa: O Direito e o Avesso de uma Personagem-Tipo ... ”
Encadernação com lombada em sintético gravada com os títulos a dourado; capas conservadas.
Nota: acidez nas capas; algumas linhas com sublinhados a tinta; ex-líbris heráldico na folha de guarda volante.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.