O ARCHEOLOGO PORTUGUÊS:
COLLECÇÃO ILLUSTRADA DE MATERIAIS E NOTICIAS. MUSEU ETHNOGRAPHICO PORTUGUÊS; RED. J. LEITE DE VASCONCELOS. V. 10, N.º 1 (JAN-FEV. 1905) A [V. 11, N.º 12 (DEZ. 1906)]. DE 24X15 CM. COM 436 & 434 PÁGS. ILUST. E.
Encadernados num só volume encontram-se 10.º e 11.º anos d’O Arqueólogo Português revista periódica do Museu Nacional de Arqueologia. Na sua intenção inicial, tratava-se de uma publicação destinada a “estabelecer relações literárias entre os diversos indivíduos que, ou por interesse científico, ou por mera curiosidade, se ocupam das nossas antigualhas”.
Com o tempo, foi-se convertendo numa revista científica, de grande prestígio nacional e internacional, sendo hoje até objeto de grande procura e valorização colecionista.
Alguns das centenas de artigos: Antiguidades de Vianna do Alemtejo : 4. Antiguidade do cemitério; Estudos de numismática colonial portuguesa : 8. O xerafim dobrado de 1685; Mosaicos romanos de Portugal : dois mosaicos romanos achados nas proximidades de Leiria; Explorações archeológicas em Mértola; Autos de posse de castellos no seculo XVI : 1. Auto de posse do castello de Sines, 24 de Novembro de 1533 : 2. Auto de posse do castello de Aljustrel, 17 de Fevereiro de 1565 : 3. Auto de posse do castello de Aljustrel, 27 de Outubro de 1586; Notícia de antas, junto de Lisboa, no séc. XVII; Antiguidades do concelho do Sabugal : 1. O Sabugal Velho : 2. Antiguidades de Sortelha : 3. Ruivós; Regimentos das marcas da moeda nas cidades de Miranda e Lagos; O castello de Braga : I - Projecto de conservação e restauração : II - Demolição da muralha do castello; O regulamento de 1392 da cidade de Évora e o seu archivo; Moedas illegais destinadas à Afica Portuguesa; Catalogo dos pergaminhos existentes no archivo da Insigne e Real Collegiada de Guimarães; Onomastico medieval português; […]
Encadernação com a lombada e cantos em pele ao natural, com nervos, rótulos e ferros a ouro na lombada; com leve aparo em todos os cortes; conserva muitas das capas em fino papel colorido, mas não a totalidade; quase todas bem conservadas.
Nota: alguns fascículos com acidez provocada por água; algumas capas com carimbos oleográficos de posse e rasgos; alguns cadernos com acidez; encadernação com desgaste/defeitos e a pele manchada; capa de brochura que abre o vol. com forte acidez, sinais de fita gomada e acidez.