RASTEIRO, JOAQUIM (2009) QUINTA E PALACIO DA BACALHÔA EM AZEITÃO: MONOGRAPHIA HISTORICO-ARTISTICA: INICIOS DA RENASCENÇA EM PORTUGAL. [S.L]: BACALHÔA: VINHOS DE PORTUGAL. DE 31X24 CM. COM 97 PÁGS., & LIV FLS. ILUST. E.
Belíssima e luxuosa edição fac-símile da edição original publicada em Lisboa pela Imprensa Nacional, no ano de 1895.
«A Bacalhoa será talvez a edificação, em que se estreou em Portugal o estylo architectonico da Renascença, dando-se de mão á ogiva e a quanto lhe era ligado. Nada tem do estylo manuelino, que ainda não era creado, mas tambem não obedece a qualquer estylo puro. [...] A Bacalhoa será uma correcção ao palacio acastelhanado, quasi medievo, construido por D. João II em Alvito para o seu escrivão da puridade João Fernandes da Silveira. [...]». Isto nos diz Rasteiro, então membro da Comissão dos Monumentos Nacionais, na sua prosa directa e esclarecida, num detalhado ensaio cujo segundo volume documenta pela imagem de pormenores, que vão dos padrões da azulejaria aos medalhões alusivos, alguns apresentados em folhas desdobráveis.
Edição de esmeradíssima realização gráfica, em papel creme muito encorpado, revestida de cartonagem editorial que reproduz a capa de brochura da edição original, revestida com sobrecapa estampada a cores, com o título: «Palácio e Quinta da Bacalhôa: inícios da Renascença». [exemplar muito bem conservado]
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.