TÁVORA, BERNARDO FERRÃO DE TAVARES E (1983) IMAGINÁRIA LUSO-ORIENTAL. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. DE 29X19 CM. COM LXIII, 194, [2] PÁGS. ILUST. B.
Obra de inestimável valor, a mais estimada sobre a temática.
“Estão insuficientemente averiguados, e muito menos estudados, os processos, aliás complexos, que interferem no âmbito, origens, influências, estéctica, épocas, expansão, etc. dos vários ramos das artes orientais influenciadas pela civilização portuguesa, (…). Por isso importa, estabelecer o conceito do que se entende por «imaginária do Oriente português», versada nesta obra: será aquela que foi esculpida no Extremo Oriente por artesãos indígenas, inicialmente sob a égide das missões portuguesas, copiando protótipos ocidentais, inspirando-se neles ou recriando-os em variantes próprias, mas utilizando materiais e técnicas locais e actuando sob o influxo da etnia e dos cânones das artes e religiões ancestrais dos países respectivos”. Da «Apresentação»
Edição cuidada, muito ilustrada com centenas de fotografias, muitas das quais a cores, que reproduzem as mais belas peças da imaginária luso-oriental (Imaginária Mariana, ciclo do nascimento e infância de cristo, os Bons Pastores», ciclo da Paixão, Morte e Ressurreição e multiplos Santos)
NOTA: capa com algum desgaste, mais notado na lombada.