ALVES, ANA MARIA (1985) ICONOLOGIA DO PODER REAL NO PERÍODO MANUELINO: À PROCURA DA LINGUAGEM PERDIDA. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. DE 24X15CM. COM 238 PÁGS. E.
“Todo o poder instituído gera a sua própria imagem. Esta imagem, cujos suportes são inúmeros – atributos, símbolos, etiqueta…– destina-se, em última análise, a levar a opinião pública a associar o Poder, tal como existe, à imagem mental de Poder, ou seja, a transformar o Poder, tal como é, na única forma de poder possível […]” da Introdução
Alguns dos temas desenvolvidos: « O Rei, direito, costume e prática»; «O projecto: O título de D. Manuel»; «A Tradição Icónica: As gravuras das Ordenações Manuelinas; A iconografia Regia: o retrato de D. Manuel»; «Entre o Real e o símbolo»; «A etiqueta da corte»; «A mesa do Rei»; «O Cortejo Régio»; «O espaço Régio na Igreja»; «A Música»; «As vestiduras Régias»; «As festas»; «O Rei em Imagem»; A «Imagem Áulica: as iluminuras da Leitura Nova»; «Os livros e sua execução»; «Os símbolos de Poder Real»; «O Escudo»; «A Coroa»; «As Joias da Coroa»; «Outros símbolos do poder».
Encadernação inteira em material sintético; capas conservadas.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.