LOPES, ANTÓNIO DA COSTA (2004) FREI JOAQUIM E O SAMEIRO NOS “VULCÕES DE LAMA”. BRAGA: CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DO SAMEIRO. DE 24X15 CM. COM 95 PÁGS. B.
Interessante subsídio para o estudo de «Vulcões de Lama», último romance de Camilo Castelo Branco, publicado em 1886, no Porto, pelo editor Eduardo da Costa Santos.
Quem terá sido, no mundo real, o membro do clero - regular ao diocesano - que o autor dos Vulcões de Lama transfigurou, a seu modo, em Frei Joaquim? Desta identificação nos dá conta o autor, após demoradas pesquisas.
“O escritor Raul Brandão conheceu-o, pessoalmente, nos últimos anos da vida. Foi o último Padre Crúzio. Chamou-se Joaquim Álvares de Moura, mas as populações periféricas a Santo Emilião e S. Martinho do Campo (Póvoa de Lanhoso), já em vida, o consideravam «santo», tratando-o por D. Joaquim da Boa Morte”.
A segunda parte do trabalho é dedicada às referências que Camilo faz ao Sameiro (Santuário nos arredores de Braga) no romance «Vulcões de Lama». [exemplar como novo]
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.