LAMBO, GONZAGA (2015) CANCIONEIRO POPULAR ANGOLANO : (SUBSÍDIOS). LISBOA : JORNAL SOL, DE 18X12CM COM 29 PÁGS. B.
Ed. fac-simile de Lisboa: Casa dos Estudantes do Império, 1962.
“Não estudarei o cancioneiro de toda Angola, curioso mosaico de línguas, mas tão somente daquela parcela que exprime os seus sentimentos em umbundu, podendo-nos servir de trampolim para o resto dessa epopeia desconhecida.
Quanto ao seu conteúdo ideológico, largamente multifacetado, seria loucura pretender abordá-lo nos seus pormenores e na sua vastidão, então reduzidas páginas que me é possível escrever. Tentarei somente uma circunspeção de síntese sobre esse cancioneiro, de que apresento apenas algumas canções de amostra, e cuja autoria é da massa anónima, geralmente coisificada nos seus valores intrínsecos.
Não no esforço de análise comparativa, descobriremos nesse cancioneiro popular angolano tipos de cantigas de amor, de amigo, de escarnio, etc. Dados seguros para a historiografia do povo, encontrá-los-emos nas canções que fixam fenómenos sociais. A sua religião em confusão íntima com tótemes e talismãs, também encontrou arquivo seguro nessa expressão espontânea do povo. Ainda aí encontramos indícios de uma mitologia começada, mas não continuada. Enfim, a vivência íntima do povo, as suas reações ante fenómeno existencial, tudo podemos ler no seu cantar.”
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.