TIECK, LUÍS (1944) A MORTE DE CAMÕES. PREF. HERNÂNI CIDADE. LISBOA: EDITORIAL AVIZ. DE 19X12 CM. COM XVI, 276, [1] PÁGS. E.
“(…) Decorre a vida de Luiz Tieck de 1773 a 1853. Foi, portanto, contemporâneo de Garrett, que a ele se refere no poema Camões como romântico português, também ele viveu conflito entre o enlevo da razão clássica e a simpatia pela veemência romântica, (…). A simpatia romântica por Camões tinha voga europeia, sobretudo depois da sua descoberta pela crítica anglo-germânica. (…)
Quanto à biografia do poeta, vem se compreende não tenha querido o novelista alemão lhe levassem vantagem os seus biógrafos portugueses ou estrangeiros na liberdade de novela… romancear… fantasiou o que nenhum deles sequer tinha suposto: relações amorosas com Natércia, frutificadas numa filha… e, não contente com isto, dir-se-ia que, levado por excessos de compaixão de tão longas coitas de amor, com prontidão de demiurgo generoso lhe realiza o que nem o poeta mal-aventurado se teria atrevido a sonhar: a morte sob o teto de Natércia, ante a fundo a comoção dos parentes dela, sobre as lágrimas piedosas daquela que jamais deixaram de apaixonadamente o amar ….” Hernâni Cidade
Encadernação inteira de sintético com os títulos gravados a Dourado na lombada; só com um leve aparo e as capas conservadas.
Nota: miolo amarelecido e verso da capa frontal com acidez
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.