CAEIRO DA MATTA, J. (1951) AO SERVIÇO DE PORTUGAL. LISBOA: [S.N.]. [COMPOSTO NA IMPRENSA PORTUGAL-BRASIL]. 1951. DE 25X18 CM. COM 388 PÁGS. E.
“Reuniu no presente volume alguns discursos por mim por feridos nos últimos anos em Portugal e no estrangeiro. Não pensaria em publicá-los se não contivessem a referência a factos da vida mental e política portuguesa, muitos deles intimamente ligados à vida Internacional, que creio ser útil deixar arquivados”.
Caeiro da Mata anunciou a 22 de Setembro de 1947 que Portugal decidira declinar a utilização do auxílio financeiro americano e a 28 de Setembro de 1948 foi assinado em Lisboa um Acordo Bilateral de Cooperação Económica entre Portugal e os Estados Unidos da América. O acordo, subscrito por Caeiro da Mata e o embaixador dos EUA em Lisboa, inclui Portugal na qualidade de país não beneficiário de assistência financeira, mas permite a sobrevivência do regime.
Também coube a Caeiro da Mata conduzir as negociações que permitiram que Portugal figurasse entre os Estados signatários do pacto fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO); presidiu à Academia Portuguesa da História de (1945-1963); foi Reitor da Universidade de Lisboa (1929-1946); foi Ministro dos Negócios Estrangeiros (1933-1935 e 1947-50) e Ministro da Educação (1944-1947).
Exemplar valorizado com dedicatória autógrafa do punho do autor para o Doutor José Francisco Figueira
Encadernação com lombada em percalina e pastas cartonadas revestidos de papel fantasia; capas preservadas.
Nota: miolo levemente e amarelecido; acidez nas capas e primeiras e últimas folhas.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.