RIBEIRO, AQUILINO (1975) UM ESCRITOR CONFESSA-SE: MEMÓRIAS. INTRODUÇÃO DE JOSÉ GOMES FERREIRA. LISBOA: LIVRARIA BERTRAND. DE 20X16 CM. COM 406, [1] PÁGS. E.
“Trata-se, com efeito, de um livro muito importante na obra magistral de mestre Aquilino. Não só porque conta a sua vida, desde a expulsão, por falta de vocação, do Seminário de Évora, em que estudava, até aos seus primeiros e aventurosos passos na Lisboa de princípios do século XX. Nas redacções dos jornais republicanos em que colaborou, sem chegar para o seu sustento, os livros que traduziu, sem que o seu próprio nome figurasse na portada, nas pensões manhosas em que se alojou e fez relações com republicanos, maçons, carbonários e anarquistas, tenso participado na boémia pataqueira - e um tanto sórdida - dessa Lisboa, tão diferente da sua aldeia, nas conspirações contra o «ditador» João Franco e o juiz Veiga, sem excluir o «Marquês da Bacalhoa», que não era outro senão o odiado D. Carlos, retratado, com ferocidade e desdém.”
Encadernação inteira de percalina com títulos a ouro gravados na lombada; capas da brochura conservadas; corte da cabeça carminado.
Nota: miolo amarelecido, mas limpo.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.