3 VOLS. NÁUTICA & DESCOBRIMENTOS

68,90€

3 VOLS. NÁUTICA & DESCOBRIMENTOS

68,90€
1

[3 VOLS. NÁUTICA & DESCOBRIMENTOS – DO COMANDANTE FONTOURA DA COSTA]

COSTA, ABEL FONTOURA DA [1940] BIBLIOGRAFIA NÁUTICA PORTUGUESA ATÉ 1700. LISBOA: AGÊNCIA GERAL DAS COLÓNIAS. DE 22X16 CM. COM 157, [6] PÁGS., [6] FLS. ILUST. E.
Publicada inicial nos anos 30 do século findo, sucessivamente aumenta ao longo de vários anos e consolidada em 1940, esta bibliografia náutica do comandante Fontoura da Costa é ainda hoje um trabalho de consulta obrigatório para quantos se dedicam ao estudo dos Roteiros Portugueses até setecentos. São «verbetadas» mais de duas centenas e meia de obras existentes em bibliotecas portuguesas e estrangeiras. Ilustrado com gravuras de rostos/frontispícios, cartas, relógios de sol, instrumentos náuticos, e outras.

COSTA, A. FONTOURA DA (1939) CARTAS DAS ILHAS DE CABO VERDE DE VALENTIM FERNANDES. (1506-1508). [LISBOA]: AGÊNCIA GERAL DAS COLÓNIAS. DE 22X16 CM. COM 110 PÁGS., [14] FLS. ILUST. E.
Importante subsídio para a história da cartografia portuguesa seiscentista, ilustrado com várias estampas em folhas à parte, reproduzindo mapas, fac-símile de autógrafos e desenhos.
«No fim do século XV, alguns anos depois do descobrimento das Ilhas de Cabo verde, os navegadores portugueses começaram a desenhar nas suas Cartas a configuração destas ilhas. Era na Casa da África, depois da Mina, em Lisboa, que esses desenhos, aperfeiçoados por cartógrafos régios, eram por estes lançados na Carta protótipo oficial. Os melhoramentos ulteriores, obtidos pouco a pouco, deram as Cartas das Ilhas, que Valentim Fernandes pôde aumentar daquela em 1506-1508.». É sobre estas «Cartas» o estudo que o Comandante Fontoura disserta neste pequeno, mas relevante volume.

ROTEIRO DA NAVEGAÇÃO E CARREIRA DA INDIA: COM SESUS CAMINHOS E DERROTAS, SINAIS E AGUAGEIS E DIFERENÇAS DA AGULHA... / POR GASPAR FERREIRA REIMÃO; PREF. POR A. FONTOURA DA COSTA. LISBOA: AGÊNCIA GERAL DAS COLÓNIAS, 1940. DE 22X16 CM. COM XV, 84 PÁGS., [5] FLS. ILUST. E.
«(…) O Roteiro da Navegação e Carreira da Índia foi impresso pela primeira vez em 1612 acompanhado de 4 mapas que talvez sejam da autoria do cartógrafo Luiz Teixeira, sendo as licenças de 1611. Só é conhecido um único exemplar, pertença da Biblioteca Nacional de Lisboa. Foi ele descaradamente reproduzido em 1642, pelo cosmógrafo-mor António de Mariz Carneiro, sem os mapas e sem lhe citar o nome do autor. (…). Para a confecção do seu Roteiro serviu-se Reimão dos anteriores de Diogo Afonso e de Vicente Rodrigues, que foram os primeiros a organizar os da Carreira da Índia. E, também, das notas por ele colhidas nas suas longas viagens nessa Carreira, de que podemos citar 12 desde 1588 a 1609.
É um trabalho muito notável para a época e bem apreciado pelos mareantes, como bem o provou Mariz Carneiro com a sua desleal reprodução. A citada raridade do Roteiro da Navegação e Carreira da Índia levou a benemérita Agência Geral das Colónias a publicar esta segunda edição.» Fontoura da Costa.

Ilustrado com vários mapas apresentados em folha desdobrável e impressos a cores.
Obras encadernadas num só volume, em meia de chagrin, saída das prestigiadas oficinas de Frederico d’Almeida, com a lombada decorada com nervos e finos ferros dourados em casas fechadas; conservas as capas da brochura e está somente aparado à cabeça com corte tintado a cor da encadernação.

Nota: como todas as publicações da Agência Geral das Colónicas publicadas na década de 40, esta também apresenta acidez, devido à fraca qualidade do papel, mais intensa nalguns cadernos.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in