TURNER 1775-1851 : DESENHOS, AGUARELAS E ÓLEOS. [CATÁLOGO] LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULKBENKIAN, 1973. DE 25X25 CM. COM 207 PÁGS. ILUST. B.
Catálogo da exposição dedicada à obra do pintor inglês Joseph Mallord William Turner (1775-1851), apresentada por ocasião do 600.º aniversário da Aliança Luso-Britânica. Correspondeu à primeira mostra do artista em Portugal, reunindo uma significativa seleção de obras da sua autoria. A iniciativa esteve a cargo da Tate Gallery e do British Council, contando com a colaboração do British Museum, em articulação com os Serviços de Belas-Artes e de Exposições e Museografia da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).
A mostra contou com um conjunto de 58 desenhos e aguarelas, determinantes para compreender a prática artística de Turner, dedicadas a temáticas diversas dentro do género paisagem, onde predominam vistas topográficas, composições panorâmicas e atividades marítimas e portuárias. Deste conjunto, a quase totalidade das obras foram temporariamente cedidas pelo British Museum, exceto dois exemplares pertencentes ao acervo da FCG. O conjunto de obras selecionadas incluiu ainda um grupo de 24 pinturas a óleo, na sua maioria da coleção da Tate Gallery. Além das obras de pintura, foram expostos alguns objetos pessoais, provenientes do estúdio de Turner.
A exposição, que recebeu o alto patrocínio do duque de Edimburgo, o príncipe consorte Philip Mountbatten, contou com a sua presença no ato inaugural, ao qual se juntaram outras personalidades oficiais portuguesas, como os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Educação Nacional, bem como o presidente da FCG, José de Azeredo Perdigão, e o diretor da Tate Gallery, Norman Reid.
Edição impressa em bom papel, ilustrada a nego e a cores, de cuidada execução gráfica da autoria de Sebastião Rodrigues
O nosso exemplar está AUTOGRAFADO POR NORMAN REID, diretor da Tate Gallery, que assina o texto introdutório e ainda por um conjunto de outras individualidades, quer nacionais quer estrangeiras, que tiverem intervenção direta na exposição e no catálogo, como Andrew Wilton, autor do ensaio «Desenhos e aguarelas».
Nota: cabeça da lombada com algum desgaste