PEREIRA, PAULO SILVA, (2003) METAMORFOSES DO ESPELHO: O ESTATUTO DO PROTAGONISTA E A LÓGICA DA REPRESENTAÇÃO FICCIONAL NA TRILOGIA DE RODRIGUES LOBO. [LISBOA]: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. DE 24X16 CM. COM 214, [3] PÁGS. ILUST. B.
Tese mestr. Literatura Portuguesa apresenta pelo autor à Univ. de Coimbra, 1996.
“Ao abordar uma obra e um autor apenas de alguns conhecidos, mas por muito poucos estudados, o autor deste inovador ensaio soube encontrar, no plano da diegese ficcional, uma espécie de núcleo ou polo de aglutinação em função dos quais construiu toda a sua análise e toda a hermenêutica a partir dela desenvolvida sobre as novelas pastoris de Rodrigues Lobo, Primavera 1601, Pastor Peregrino 1608 e O Desengano 1614. Esse núcleo foi o protagonista, cuidadosamente integrado embora no mundo das restantes personagens ficcionais, cujos processos de elaboração e de expressão textual são aqui estudados, de modo a individualizá-los, mas sem os isolar do mundo em que, harmoniosamente, se integra, da sua relação ficcional com a estrutura organizativa da trilogia e da relação dialética que o prende ao autor.
O presente estudo vem mostrar como este género romanesco, com particular incidência nas suas variantes pastoril e cavaleiresca, contêm significados culturais, simbólicos, linguísticos e estilísticos que conferem a produção literária do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco, tanto em prosa como em verso, um cabedal estético do maior alcance para a sua completa compreensão”. Aníbal Pinto de Castro
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.