ESCULTURAS DE GÉNERO: PRESÉPIO E NATURALISMO EM PORTUGAL. COORD. ED. ANA DE CASTRO HENRIQUES; TEXTOS ALEXANDRE NOBRE PAIS... [ET AL.]. LISBOA: MNAA, D.L. 2010. DE 21X14 CM. COM 78, [1] PÁGS. ILUST. B.
“(…) Esculturas de género, captam para olhar fidalgo os tipos da rua ou do campo suburbano, felizes no seu labor idealizado, estimulado pela divulgação da Boa Nova – redescobertos num pitoresco que atrai agora irresistivelmente o olhar e necessariamente se poetiza e se confina no interior da maquineta. E a que o ágil barro da modelação policromada atribui um verismo que facilita a confusão dos sentimentos e sentidos. Nesse povo de brincar, porém, a curiosidade iluminista aprenderá a conhecer um protagonista novo, que não tardará a sê-lo também da História a sério. Os acontecimentos de 1789 configurarão (como sempre ocorre) um ponto médio em relação a esse processo, que a Sopa de Arroios de Domingos Sequeira, em 1813, captará já entre nós em meticulosa materialidade”.
Edição de cuidada realização gráfica, impressa em bom papel e ilustrada a cores com fotografias de grande qualidade artística
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.