PORTUGAL, UM PAÍS QUE IMPORTA CONHECER. TEXTO MANUEL FIGUEIRA. PLANIFICAÇÃO GRÁFICA E DESENHO DE SEBASTIÃO RODRIGUES. LISBOA: PANORAMA, 1972. DE 32X24 CM. COM 175, [9] PÁGS. ILUST. E.
“Portugal – Um País que Importa Conhecer”, é, talvez, o trabalho mais notável de Sebastião Rodrigues, o designer gráfico português com maior reconhecimento internacional, um verdadeiro ídolo para várias gerações.
Editado em 1972, durante o governo de Marcello Caetano, »(…) é um grande ensaio visual sobre Portugal e as suas colónias, dando um retrato idílico, progressista e optimista das indústrias, serviços, ensino e sobretudo turismo. Nunca será tão considerado como Lisboa, Cidade Triste Alegre, menos por causa do seu estatuto de propaganda de regime do que por ser uma fotomontagem construída através do recurso a um extenso material de arquivo e da produção de um batalhão de fotógrafos sob a direcção de Augusto Cabrita.
“Portugal”, é um destes foto-livros que já não se fazem, onde a imagem que fica é a de um país como um sistema complexo de metrópole e colónias, turismo e pesca, ensino e investigação, oscilando vertiginosamente entre os grandes planos granulosos, rápidas sensações urbanas, grandes panorâmicas, movimentos de multidões e de maquinaria, vistas aéreas que reduzem a paisagem a uma textura abstracta.»
Edição estampada sobre encorpado papel, reproduzindo com grande nitidez as fotos que são impressas tanto a negro como a cores. Cartonagem em tela de linho com sobrecapa. [cadernos levemente desprendidos; sobrecapa com desgaste]