PEDROSA, FERNANDO ALBERTO GOMES (2009) O DECLÍNIO DO PODER NAVAL PORTUGUÊS: A MARINHA, O CORSO E A PESCA NOS INÍCIOS DO SÉCULO XVII. CASCAIS: CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS. DE 24X16 CM. COM 240, [16] PÁGS. ILUST. B.
“A edição do trabalho vencedor do Prémio do Mar Rei D. Carlos de 2005, na categoria “História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa”, da autoria do Comandante Fernando Gomes Pedrosa, permite compreender todo um conjunto diversificado de causas que, segundo o autor, estiveram na origem do declínio do poder naval português a partir da segunda metade do século XVI, acentuando-se de forma sempre crescente nas décadas seguintes, até ao início do século XVII.
Uma das causas apontada para o declínio verificado, é a que diz respeito à guerrilha, traduzida no corso, desenvolvida por outras potências marítimas, a qual contribuiu para abalar profundamente os alicerces em que assentava o poder naval português, nomeadamente fragilizando a capacidade de Portugal controlar as suas próprias linhas de comunicação marítimas. Outra das causas identificada, traduz-se na progressiva escassez de homens, de armas e de navios, sendo marcante e decisiva a dificuldade em recrutar bons marinheiros.”
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.