CARDOSO, JOSÉ LUÍS (1989) O PENSAMENTO ECONÓMICO EM PORTUGAL NOS FINAIS DO SÉCULO XVIII (1780-1808). LISBOA: EDITORIAL ESTAMPA. DE 21X14 CM. COM 347, [2] PÁGS. B.
A presente edição reproduz, com as indispensáveis alterações formais, a dissertação com a qual o autor prestou provas de Doutoramento no Instituto Superior de Economia na Universidade Técnica de Lisboa, no ano de 1988.
“(…) O objetivo central da Parte I é o de analisar a literatura económica de carácter memorialista e projetista. (…) As Memórias Económicas da Academia das Ciências Lisboa constituíram o principal suporte documental a ser manuseado.
Na Parte II
procurar-se-á estudar os projetos de reestruturação financeira e de gestão da conjuntura, associados aos problemas do alinhamento político e diplomático português no contexto das relações entre as diferentes potências europeias em conflito, a fim de tornar visíveis as condições que presidem à crise aberta de 1807/1808. Merecerão especial atenção os escritos de D. Rodrigo de Sousa Coutinho. (…) A análise a levar a cabo na Parte III incidirá a sob a forma como abstratamente se concebe o estatuto de economia enquanto ciência.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.