MADURO, ANTÓNIO VALÉRIO (2010) MONGES E CAMPONESES. O DOMÍNIO CISTERCIENSE DE ALCOBAÇA NOS SÉCULOS XVIII E XIX. BATALHA: CENTRO DO PATRIMÓNIO DA ESTREMADURA. DE 21X14 CM. COM 102, [10] PÁGS. ILUST. B.
Este trabalho é subsidiário da tese de doutoramento em História apresentada eplo autor à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulada: “Tecnologia e economia agrícola no território alcobacense (séculos XVIII-XIX)”.
Estudo muito relevante para a história da agricultura na região de Alcobaça nos séculos XVIII e XIX e para a importância que os monges cistercienses ainda detinham naquela região no período imediantamente anterior à introdução do capitalismo agrário em Portugal. São abordados temas como a criação do gado, a produção de cereais, o cultivo e exploração dos olivais e da vinha, as fruteiras, etc. A humanização da paisagem, a organização da vida material, os saberes e as competências da laboura, as técnicas de cultivo e produção, são assuntos transversais a todos os temas. Ilustrado com fotografias e mapas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.