ANDRADE, ANTÓNIO JÚLIO; GUIMARÃES, MARIA FERNANDA (2022) JUDEUS PORTUGUESES E CARTAS DE JOGAR. CARVIÇAIS: LEMA D’ORIGEM. DE 22X13 CM. COM 157, [3] PÁGS. ILUST. B.
“(…) E se, como diz o povo, a vida é um jogo, para alguns desses cristãos-novos, o jogo também era a sua vida. É esta a história que os autores aqui nos narram, demonstrando como é possível encontrar nos processos do Santo Ofício indícios preciosos para o estudo do passado do jogo em Portugal”.
O livro arranca com uma breve resenha sobre a legislação que regulava a prática do jogo no Reino português na Idade Moderna. Passa pelo estudo do mercado das cartas de jogar e pelo estabelecimento do monopólio das cartas durante o domínio filipino. Faz um estudo de algumas personagens ligadas ao mercado das cartas e à sua rede de negócios (lucrativo negócio). Os autores afloram também a hipótese de um simples acto de um grupo se reunir para jogar as cartas, muitas vezes em casas particulares servir para cobrir potenciais ajuntamentos para práticas rituais judaicas. Abordam ainda alguns casos de confrarias de cristãos-novos criadas por puro entretenimento e até reinação, ou direcionadas para a promoção de práticas judaicas coletivas, como aquela que se organizava em Campo de Víboras para (supostamente) celebrar missa judaicas. Fecha o livro com um interessante capítulo em que os autores nos levam até às casas de jogo de Torre de Moncorvo.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.