CUNHA, ANA CANNAS DA (1995) A INQUISIÇÃO NO ESTADO DA ÍNDIA: ORIGENS (1539-1560). LISBOA: INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO. DE 23X15 CM. COM 326 PÁGS. B.
“(…) Na parte que designa «Os Antecedentes», a autora selecionou como temas relevantes para a sua análise, a emigração cristã-nova e as modalidades de dissuasão ou proibição da mesma (cap. 1), a questão da integração religiosa e a política da coroa portuguesa (cap. 2), o papel da Companhia de Jesus (cap. 3). (…). Os «Antecedentes» oferecem um panorama bem conseguido de alguns dos principais contextos que enquadraram a instituição da Inquisição de Goa. (…) A segunda parte, muito embora autora opte por intitulá-la «O Tribunal», induzindo o leitor a pensar que aí se analisa a fundação da Inquisição de Goa, esta parte incide, ao invés, sobre a devassa que, segundo palavras suas, «preparou, pressionou e, mais do que tudo, procurou justificar a implantação do Santo Ofício no Estado da Índia» (p. 132)”.
“(…) o livro de Ana Cannas da Cunha [é] um contributo importante para a historiografia portuguesa da Inquisição, da expansão ultramarina, da época moderna em geral. Além do mais, as descrições e resumos contidos no texto, e o apêndice documental que a autora teve a generosidade de juntar, oferecem informações preciosas para as dimensões políticas e socioculturais de todas estas experiências”. Ângela Barreto Xavier
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.