PIMENTA, ALFREDO (1936) D. JOÃO III. PORTO: LIVRARIA TAVARES MARTINS. COM [12], 362, [3] PÁGS., [5] PP. ILUST. B.
Polígrafo da primeira metade do século XX, Alfredo Pimenta versou variados géneros, desde a poesia à política, da filosofia à história, do ensaio à critica literária. Cultor da história, enveredou pelo estudo crítico das fontes, de que ficaram numerosos estudos, onde pontifica, entre outros a obra «D. João III». Nesta, como noutras investigações, preocupou-se com o problema de cientificidade da história.
O autor considera esta obra como uma “primeira tentativa de conjunto sobre D. João III”, que tendo, “por certo, defeitos”, está “firmada apenas da lição dos documentos, que nos habitam a juízos muito diversos dos formulados até agora”. Acrescenta, ainda: “Alguns erros que passaram de mão em mão, através dos tempos, e que retifiquei - consumiram me dias inteiros, em pesquisas esgotadoras da paciência, e desafiadoras da energia do espírito”.
Trabalho ilustrado à parte com gravuras.
Nota: ex. com bastante desgaste e manchado com acidez, tudo mais notado na capa da brochura e lombada; corte das folhas escurecido; miolo amarelecido e com ocasional acidez.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.