ALFREDO DE ANDRADE 1839-1915

10,60€

ALFREDO DE ANDRADE 1839-1915

10,60€

COSTA, LUCÍLIA VERDELHO DA (1997) ALFREDO DE ANDRADE 1839-1915: DA PINTURA À INVENÇÃO DO PATRIMÓNIO. LISBOA: VEGA. DE 24X17 CM. COM 615, [3] P., [32] PÁGS. ILUST. B.

A edição reproduz no essencial a Tese de doutoramento em História da Arte apresentada pela autora à Univ. Nova de Lisboa no ano de 1995.

Alfredo de Andrade (Lisboa, 1839 - Génova, 1915), arquiteto e pintor, foi um dos expoentes da cultura artística e do restauro em Itália, entre os séculos XIX e XX. Também em Portugal, Andrade deixou um importante legado, designadamente em projetos e obras, assim como em contributos para o estudo e salvaguarda do património artístico e monumental.

«(…) O Presente trabalho, que pretende valorizar, por um lado, a obra de Alfredo de Andrade em Itália e em Portugal - e as relações artísticas privilegiadas entre os dois países graças precisamente a sua obra -, e, por outro, as trocas de influências e a “internacionalização” da cultura que se verificou na Europa a partir de meados do século XIX, implicou necessariamente algumas opções. A bastidão dos Arquivos de Turim impedia uma análise exaustiva da atividade de pintor, de professor de desenho e de artes industriais, e de arquiteto restaurador de monumentos. Assim, procuramos equilibrar a recolha da investigação efectuada em função de três temas essenciais: a pintura, o ensino (associado à arqueologia e às artes aplicadas), e o restauro de monumentos”.

Edição com um vasto apêndice documental constituído por reproduções fotográficas

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in