SOUSA, Fernando de (2001) A Indústria das Sedas em Trás-os-Montes (1835-1870). Lisboa: Edições Cosmos. De 24x16 cm. Com 240 págs. B.
Durante séculos o Nordeste Transmontano foi o mais importante centro industrial sericícola de Portugal. Pensa-se que a criação do bicho-da-seda, nesta região, já existia no século XIII; foi, todavia, no século XV, que a sericultura e a decorrente produção têxtil começou a assumir maior importância; atingiu o seu apogeu no século XVIII, em consequência das medidas desenvolvimentistas do Período Pombalino, perdurando até finais do século XIX. Bragança foi o núcleo principal, mas outras localidades -- como Freixo de Espada à Cinta, Vinhais, Chacim, etc. - beneficiaram desta lucrativa indústria
Com este trabalho, da autoria do professor catedrático de História Contemporânea FL-UP, o autor pretende dar a conhecer a indústria das sedas em Trás-os-Montes entre 1835 e 1870. Trata-se de um estudo baseado em fontes manuscritas inéditas e em fontes impressas até ao presente não aproveitadas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.