COSTA, JOÃO PAULO OLIVEIRA E; RODRIGUES, VÍTOR LUÍS GASPAR (2007) A BATALHA DOS ALCAIDES: 1514. NO APOGEU DA PRESENÇA PORTUGUESA EM MARROCOS. LISBOA: TRIBUNA. DE 28X19 CM. COM 99, [1] PÁGS. ILUST. E.
De forma atraente mais erudita este livro tem por objetivo lembrar a história da primeira grande batalha campal em Marrocos. Teve lugar em 12 de abril de 1514 durante o apogeu da expansão territorial portuguesa no norte de África, que visava a conquista dos reinos de fez e de Marraquexe. Nos 16 meses que se seguiram à batalha dos alcaides a conquista territorial do interior esteve iminente. Portugal, até i, tinha concentrado a sua atenção ao domínio da Costa, para segurança da ‘Carreira das Índias’. Os reencontros armados em Marrocos consistiam em escaramuças e correrias de cavalaria ligeira, ou em assaltos a cidades fortificadas, em que as hostes eram tradicionalmente formadas de contingentes de tropas régias e senhoriais, a que se juntavam ""mouros de pazes."" Nesta batalha, foi decisivo para a vitória a participação de corpos de Ordenanças, unidades recém-criadas, formadas por profissionais, e não por nobres cavaleiros, que representavam uma nova maneira de fazer a guerra." O texto, com uma construção temática sistematizada e de rigor científico, permite ao leitor uma melhor compreensão do evento. Os autores são personalidades de reconhecida autoridade nas matérias abordadas.
Edição de muito cuidada execução gráfica, estampada em bom papel e ilustrada com infogramas e mapas tridimensionais, bem como gravuras da época. Cartonagem editorial
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.