ALTERAÇÕES DE ÉVORA (1637)

15,90€

ALTERAÇÕES DE ÉVORA (1637)

15,90€
1

MELO, FRANCISCO MANUEL DE (1967) ALTERAÇÕES DE ÉVORA (1637) LISBOA: PORTUGÁLIA. DE 20X12 CM. COM LVI, 175, [1] PÁGS. E.

Introdução, fixação do texto, apêndice documental e notas por Joel Serrão.

A introdução de Joel Serrão que ocupa mais de 50 páginas é um valioso ensaio que trata das Alterações de Évora de 1637 no seu contexto social. Trata ainda do autor e da sua obra.

António José Saraiva e óscar Lopes afirmam que a «Epanáfora política sobre as alterações de Évora de 1637 é o mais notável documento de interpretação de história social desde Fernão Lopes» História da Literatura Portuguesa, Porto, 1964, p. 451

Acrescenta Joel Serrão: “Com efeito, ao longo dessas páginas clássicas, pressentimos as hostilidades e as simpatias entre os homens da governança, assim como os contornos das classes eborenses, símiles das do país, nas suas desconfianças mútuas, nos seus movimentos, que diríamos viscosos, de aproximação e de repulsão, determinados por forças latentes, mais poderosas e envolventes que os mobiles individuais ao nível da consciência de cada um dos comparsas do drama histórico”.

Em encadernação inteira de material sintético com os títulos gravados adorada na pasta frontal e lombada; capas preservadas.

Nota: miolo amarelecido; capas com leve desgaste.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em