A ILUMINURA EM PORTUGAL: IDENTIDADE E INFLUÊNCIAS (DO SÉC. X AO XVI): CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO. AIRES AUGUSTO NASCIMENTO... [ET AL.]; COORD. MARIA ADELAIDE MIRANDA; APRESENT. CARLOS REIS; [ED.] BIBLIOTECA NACIONAL . LISBOA: BIBLIOTECA NACIONAL, 1999. DE 30X23 CM. COM 391, [1] PÁGS. ILUST. B.
Muito estimado e valioso catálogo de uma memorável exposição que teve como tema a iluminura em Portugal na época medieval e moderna, apresentado em muito cuidada edição impressa a cores sobre bom papel couché, reproduzindo com grande fidelidade dezenas de manuscritos iluminados portugueses.
“A exposição subordinada ao tema A iluminura em Portugal: identidade e influências…
resulta de um projeto que visa o estudo e divulgação dos manuscritos iluminados existentes em Portugal. Ao propor um âmbito tão vasto para esta iniciativa, pretendemos chamar a atenção de todos para o do rico património artístico, insuficientemente valorizado, apesar do lugar que ocupa na História da Arte em Portugal. (…) Os estudos elaborados sobre este período, e destinados a esta a exposição, permitir-nos-ão, igualmente, enriquecer a bibliografia e o percurso dos mais notáveis iluminadores portugueses, ou que trabalharam em Portugal, como é o caso de António de Holanda, António Fernandes o Álvaro Pires”.
Alguns dos estudos: “o imaginário da iluminura medieval”, por José Matoso; “A iluminura medieval, algumas reflexões”, por José Custódio Vieira da Silva; “o scriptorium
medieval, instituição matriz do livro ocidental”, por Aires do Nascimento; “A iluminura românica em Portugal”, por Maria Adelaide Miranda; “A iluminura gótica. A produção universitária e a iluminura em Portugal nos séculos XIII a XV”, por Isabel vilares Cepeda; um cancioneiro iluminado, o cancioneiro da ajuda. A iluminura gótica” por Horácio Peixeiro; “Heráldica: a iconografia gramaticalizada. O Livro de Arautos: instrumento de intervenção diplomática” por Aires do Nascimento; “Os Livros de Horas em Portugal no século XV” por Teresa Botelho Serra [título de posse na folha de guarda] |