UM SÉCULO DE PINTURA FRANCESA, 1850-1950. DIR. GERMAIN BAZIN. [CATÁLOGO DE EXPOSIÇÃO]. LISBOA: F.C.G., 1965. DE 23X18 CM. COM [154] PÁGS. & 155 ILUST. E.
Catálogo de uma grande exposição de arte francesa, comissariada por Germain Bazin, que teve como objetivo oferecer ao público, de acordo com o texto introdutório do catálogo, «uma visão das correntes artísticas fundamentais que ilustram a história da pintura moderna desde o Neo-classicismo e o Romantismo aos nossos dias».
A exposição foi constituída por 155 obras de pintura e 12 esculturas, incluindo «alguns dos mais famosos quadros dos artistas que viveram e trabalharam durante o século que a mesma exposição documenta.
O catálogo, bilingue, impresso em encorpado papel, composto, gravado e impresso nas Oficinas da Neogravura, sob orientação gráfica de Sebastião Rodrigues e profusamente ilustrado à parte, custava 50 escudos e teve uma procura «verdadeiramente excepcional», tendo sido feita uma segunda tiragem, que, «ao contrário do que se poderia prever, foi ainda mais rapidamente absorvida do que a primeira». Encadernação recente em meia inglesa de percalina que nos parece de execução não profissional; aparado e com as capas conservadas. |