ALEGRE, MANUEL (2021) PRAÇA DA CANÇÃO. [S.L.]: A BELA E O MONSTRO: RAPSÓDIA FINAL: PÚBLICO. DE 28X19 CM. COM [96] FLS. E.
Cuidada edição fac-similada do original datilografado com variadíssimas notas manuscritas e correções deste livro seminal da poesia portuguesa.
Publicado em 1965 no Cancioneiro Vértice, uma colecção da famosa revista coimbrã que queria modular a poética realista, conta António Pedro Pita, da Faculdade de Letras de Coimbra.
“A maturidade do jovem poeta era visível”, escreve Pita, “Manuel Alegre situava-se na complexidade das tensões poéticas dos anos 60. Situar-se, quer dizer: delimitar o seu lugar – uma voz, uma poética.”
O livro de Alegre marcou para sempre toda uma geração de jovens portugueses que ao longo dos anos 1960 se empenharam na contestação estudantil nas Universidades e lutaram contra a guerra nas ex-colónias africanas.
Praça da Canção recorre à História de Portugal para através desse passado colectivo interrogar o presente e o futuro do país, conseguindo aliar um poderoso sopro épico e um lamento pela condição dos portugueses
Cartonagem editorial
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..