POEZIAS [4 DE JUNHO DE 1823 - PORTO]

10,60€

POEZIAS [4 DE JUNHO DE 1823 - PORTO]

10,60€
1

CARVALHO, SILVESTRE JOSÉ (1823) POEZIAS QUE FORAO RECITADAS (…) EM MEMÓRIA DO DIA 4 DE JUNHO DE MESMO ANO. PORTO: NA TYPOGRPAHIA Á PRAÇ DE SANTA TEREZA. DE 20X12 CM. COM 19 PÁGS. B.

Odes, Elogio, Sonetos e um Canção

4 de junho: «Revolta absolutista sucedida no Porto em 4 de Junho de 1823, no seguimento da Vilafrancada e em cumprimento do Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, de 21 de Agosto desse ano, o qual determinava que a Câmara do Porto, assim como todas as Câmaras e outras instituições do país, estavam obrigadas a “aspar nos Livros do seu Arquivo todos os registos dos documentos que obrigaram os oficiais da mesma Câmara a prometer e jurar obediência às instituições políticas opressivas e ilegais, fazendo reduzir a cinzas os originais donde foram extraídos tais transuntos”.

Embora minoritários, representando menos de um quinto da população da cidade, os absolutistas portuenses já então se manifestavam abertamente, ficando conhecidos pelos desmandos que viriam a efectuar, espalhando o terror na população com perseguições arbitrárias, confisco de bens, enforcamentos sumários e uma série infindável de crimes e malfeitorias aplicados não apenas aos liberais mas também a todos os que levantassem a mais ligeira suspeita de nutrirem qualquer simpatia pelo liberalismo.»

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em