OS "REIS FALADOS" DE CARVIÇAIS

5,30€

OS "REIS FALADOS" DE CARVIÇAIS

5,30€

CABRAL, A. M. PIRES (1979) OS "REIS FALADOS" DE CARVIÇAIS. VILA REAL: NÚCLEO CULTURAL MUNICIPAL. DE 23X15 CM. COM 45, [3] PÁGS. B.

Interessante ensaio etnográfico sobre teatro popular que se consubstancia num importante estudo e restituição do texto original do texto dos «Reis Falados”.

«Os autos dos Reis Magos são, em alguns lugares, conhecidos por reisadas; Em Carviçais, o título é Reis Falados - designação que pode levar a pensar que tem alguma coisa a ver com os reis cantados, ou os reis simplesmente, ou ainda as janeiras, quando na verdade se trata de manifestações etnográficas diferentes. Os reis cantados são trovas, umas alusivas a Natividade e a adoração dos pastores e dos reis magos, outras laudatórias das diversas pessoas das famílias, drogas estas cantadas à porta por ranchos de rapazes e raparigas, por vezes crianças ou gente mais idosa também, na mira de receberem uma recompensa figos secos, nozes, chouriços, outros comestíveis, ou ainda dinheiro. Esta tradição tem lugar não só na própria noite de reis, como nas 2 ou 3 noites antecedentes.

Os reis falados, pelo contrário, são uma manifestação dramática; e, se não pertencem definitivamente ao passado, deixaram pelo menos de se representarem Carviçais há já alguns anos. O espetáculo tinha lugar na tarde do Dia de Reis, 6 de janeiro, durante geralmente até ao cair da noite. »

Nota: capa com algum desgaste e ocasionais manchas.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em