OS PORTUGUESES NA ÁSIA: 1779: CÓDICE

10,60€

OS PORTUGUESES NA ÁSIA: 1779: CÓDICE

10,60€
1

AHMAD, AFZAL (1997) OS PORTUGUESES NA ÁSIA: 1779: CÓDICE DO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO. [LISBOA]: IMPR. NAC.-CASA DA MOEDA. DE 23X15 CM. COM 180, [1] PÁGS. B.

«Os Portugueses na Ásia: Relação do commercio em os diferentes portos da Azia (incluindo) breve e util idea de commercio, navegação e conquista d'Azia e d'Africa, escripto por meu pay, Dom Francisco Innocencio de Souza Coutinho, 1779: Códice do Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa».

“Foi no decurso da minha investigação, para doutoramento, no Arquivo Histórico Ultramarino, em 1981, que me veio parar às mãos um códice, com cerca de 176 páginas, intitulado Relação do commercio em os diferentes portos da Azia (incluindo) breve e util idea de commercio, navegação e conquista d'Azia e d'Africa.

A ideia de divulgar um códice desta natureza, por se tratar de uma fonte de indiscutível interesse histórico, pela riqueza de informações e pela possibilidade de estudo que oferece, mereceu toda a minha atenção.

Escrito por D. Inocêncio de Sousa Coutinho, governador de Angola entre 1764 e 1772, o dito códice, datado de 1779, é uma cópia do original, transcrita pelo filho do autor.

A primeira parte dá uma ideia pormenorizada sobre a situação do comércio português no Oriente, sobretudo no que diz respeito à Administração e estado de corrupção. As diversas mercadorias, locais de produção e os numerosos portos da Ásia e África com os quais os portugueses, durante vários séculos, mantiveram relações comerciais e económicas, são outros assuntos abordados no códice. Faz referência à qualidade dos produtos, preços, contra valor de mercadorias em portos, alfândegas, tabelas de equivalência para pesos, moedas e medidas.

O manuscrito fornece, igualmente, indicações sobre marcadores europeus, além dos portugueses, em especial ingleses, holandeses e franceses, atraídos pelas mercadorias destes continentes.”

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em