ALVES, CRISTINA VINAGRE (2011) A PROPRIEDADE DA ORDEM DE SANTIAGO EM PALMELA: AS VISITAÇÕES DE 1510 E 1534. PALMELA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 23X15 CM. COM 252 PÁGS. B.
Tese mestrado em História Medieval e Renascimento apresentada pela autora à Fac. Letras, Univ. Porto, 2004.
“(…) No caso concreto deste estudo, a autora caracteriza esta localidade da mesa mestral na diversidade da sua paisagem urbana, peri-urbana e rural, avaliando, com rigor, os recursos auferidos pela Ordem de Santiago. Ao mesmo tempo, não fica esquecida a vertente do relacionamento entre os poderes atuantes na localidade.
Interessou, também, equacionar o empenho da Ordem nas atividades de exploração e rentabilização da propriedade, atendendo à multiplicidade de culturas oferecida pela região. Como se adivinha, a consideração exaustiva destes temas favoreceu, ainda, o conhecimento das relações contratuais e as consequentes desavenças tantas vezes geradas neste cenários. A autora termina a primeira parte do seu estudo com a identificação dos foreiros que as visitações e permitiram conhecer. Finalmente, uma palavra para a relevância do apêndice documental. A transcrição das Visitações de 1510 e de 1534 a Palmela. Dado o teor da informação que se disponibiliza, estas fontes constituem-se, de facto, como um valor inestimável para o conhecimento da Ordem Militar”. Maria Cristina Pimenta
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..