O SERVIÇO DE SAÚDE NA CAMPANHA DO ROUSSILLON

15,90€

O SERVIÇO DE SAÚDE NA CAMPANHA DO ROUSSILLON

15,90€

GIÃO, MANUEL ROSADO (1925) O SERVIÇO DE SAÚDE NA CAMPANHA DO ROUSSILLON: APONTAMENTOS PARA A SUA HISTORIA. LISBOA: EMP. LIT. FLUMINENSE. DE 21X14 CM. COM 104 PÁGS. E.

Ainda que dedicado somente ao um período e a um corpo de tropas circunscrito no tempo e no espaço (1793-1795), este trabalho historiográfico de Manuel Gião, médico militar, é o primeiro estudo sistemático sobre o serviço de saúde militar em Portugal. Estribado na consulta de documentação sobre as Campanhas do Rossilhão e da Catalunha existente no Arquivo Histórico Militar, o autor procura inicialmente fixar da organização militar um ponto de grande interesse para o Serviço de Saúde: o efetivo. Depois expõe as ideias sobre a organização do mesmo Serviço, que teria curso na época; indicada a organização em pessoal e material do Serviço de Saúde do Corpo Expedicionário, relata o que pode colher sobre o seu funcionamento. Como a preparação, as deslocações e as diversas operações militares foram muito diferentes, considerou o autor quatro períodos de estudo: durante a viagem; até à retirada do Roussillon; até a retirada para Gerona; Até ao regresso a Portugal.

Encadernação inteira em sintético com ferros estampados a dourado na lombada; capa anterior conservada. Com ex-libris colocado no verso da pasta anterior do investigador Manuel António Ribeiro Rodrigues, autor de inúmeros trabalhos de História Militar. [miolo e capa amarelecidos e com leve acidez; título de posse no verso da fl. de guarda]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em