O PLANO VENTURA TERRA E A MODERNIZAÇÃO DO FUNCHAL: (PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX)

10,60€

O PLANO VENTURA TERRA E A MODERNIZAÇÃO DO FUNCHAL: (PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX)

10,60€
1

VASCONCELOS, TERESA MARIA TEIXEIRA MENDES (2008) O PLANO VENTURA TERRA E A MODERNIZAÇÃO DO FUNCHAL: (PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX). PREF. RUI CARITA. FUNCHAL: FUNCHAL 500 ANOS. DE 24X16 CM. COM 175 PÁGS. ILUST. B.

O livro constitui uma versão revista da dissertação de mestrado em história da arte, apresentada e defendida na universidade da Madeira em maio de 2006, aprovada por unanimidade, com a classificação de muito bom.

»(…) A abordagem ao plano Ventura Terra (1912-1915) possibilita-nos a elaboração de uma contextualização às primeiras décadas do século XX na Madeira, com referências específicas à cidade do Funchal. Assim, destacamos um plano que será ponto de partida para as mudanças urbanísticas levadas à prática, embora com alterações, ao longo de grande parte do século XX nesta cidade do Atlântico. Na memória descritiva, e nas declarações à imprensa de então, já o autor daquele documento destingue três 5 momentos evolutivos na sua concretização, de modo a integrar o Funchal no conjunto das principais cidades europeias do Turismo.

Num segundo capítulo, mais direccionado para a época que pretendemos aprofundar, demos lugar primeiramente a uma contextualização política e económico-social dos anos trinta e quarenta do século passado para, logo depois, reservarmos espaço ao estudo de questões relacionadas com a orgânica insular das obras públicas. É nosso intuito dar a perceber o funcionamento do Ministério das Obras Públicas nas suas extensões ao arquipélago madeirense, assim como algumas particularidades relativamente à jurisdição de cada uma das entidades regionais intervenientes nos processos de obras públicas levados a efeito na cidade do Funchal, durante aquele período.

Para um terceiro capítulo reservamos a análise ao conjunto de obras públicas mais significativas realizadas nesta cidade, no decurso das duas décadas de Estado Novo, 1930-1950. Nomeadamente, as levadas à prática pela Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, pela Junta Autónoma do Porto e pela Câmara Municipal do Funchal, onde podemos constatar, em parte, a aplicação da hipótese inicialmente levantada, da responsabilização do plano Ventura Terra na modernização da cidade do Funchal. Serve também este terceiro capítulo para destacar a actuação da edilidade funchalense sob a presidência do autarca Dr. Fernão Ornelas Gonçalves na Câmara do Funchal, que em nosso entender, terá sido o grande motor de toda essa época.»

Nota: lombada com perda da cor original. Ex-libris heráldico colado na fls. de anterrosto.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em