CARDOSO, JOSÉ LUÍS (1989) O PENSAMENTO ECONÓMICO EM PORTUGAL NOS FINAIS DO SÉCULO XVIII (1780-1808). LISBOA: EDITORIAL ESTAMPA. DE 21X14 CM. COM 347, [2] PÁGS. B.
A presente edição reproduz, com as indispensáveis alterações formais, a dissertação com a qual o autor prestou provas de Doutoramento no Instituto Superior de Economia na Universidade Técnica de Lisboa, no ano de 1988.
“(…) O objetivo central da Parte I é o de analisar a literatura económica de carácter memorialista e projetista. (…) As Memórias Económicas da Academia das Ciências Lisboa constituíram o principal suporte documental a ser manuseado.
Na Parte II
procurar-se-á estudar os projetos de reestruturação financeira e de gestão da conjuntura, associados aos problemas do alinhamento político e diplomático português no contexto das relações entre as diferentes potências europeias em conflito, a fim de tornar visíveis as condições que presidem à crise aberta de 1807/1808. Merecerão especial atenção os escritos de D. Rodrigo de Sousa Coutinho. (…) A análise a levar a cabo na Parte III incidirá a sob a forma como abstratamente se concebe o estatuto de economia enquanto ciência.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..