SILVA PINTO, SÉRGIO DA (1960) O INFANTE D. HENRIQUE E A MATURIDADE DA NAÇÃO PORTUGUESA. PORTO: CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO. DE 24X18CM. COM 33 PÁGS. ILUST. B.
“Nesta exposição, sintética, mas objectiva focaremos o vulto do Infante D. Henrique, enquanto projetado no capítulo fecundo e heroico dos grandes Descobrimentos. Procuraremos surpreendê-lo no transcurso capital de um ciclo histórico para outro, na aurora do Renascimento, ao finalizar da Idade Média, e verificar em que proporções e em que sentido foi a sua atuação, o seu impulso, real eficiente sobre o esplêndido momento da unificação do mundo e na contemplação de Portugal como nacionalidade, acontecimento este, se não erramos muito, conexo àquele.
Na primeira parte do nosso trabalho, que constituirá uma introdução da segunda, trataremos de considerar quais os laços naturais, espontâneos, que alicerçam a comunidade a que pertencemos, o desempenho que tiveram na criatividade da nação e, surgida esta, o processo evolutivo que ela seguiu, antes e após a fundação do Reino pelos príncipes de Borgonha, até ao limiar da nossa epopeia oceânica e universalista. Na segunda parte, com a indispensável serenidade crítica, determinaremos o quanto a civilização humana e Portugal devem ao Infante de Sagres, (…)”.
Sep. Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto, 28
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..