MONTEIRO, MANUEL (1951) UMA OBRA DE ARTE DA RENASCENÇA. BRAGA: BRACARA AUGUSTA. DE 25X19 CM. COM 13 PÁGS., [4] FLS. ILUST. B.
Estudo histórico e artístico do antigo coro da Sé de Braga, ilustrado em folhas à parte com boas reproduções fotográficas impressas sobre papel couché.
Inicia o estudo com uma breve nota introdutória sobre os coros quinhentistas em Portugal, para depois tratar em particular do coro bracarense, do seu autor e da data de construção e do destino, inglorioso, aliás.
“(…) Disposto na chamada forma de ferradura compõe-se de duas alas laterais e perpendiculares a uma outra transversal e fundeira.
Cada uma tem duas fiadas de assentos articulados e guarnecidos inferiormente de um ornato em alto e volumoso relevo ao qual se dá o nome epigramático de misericórdia.
A cada dupla sede corresponde, sobretudo por detrás dos superiores, um espaldar emoldurado por pilastras laterais e por predelas subjacentes, umas e outras reclamadas com suficiente profusão de labor, correndo horizontalmente, no alto desta estrutura, um dossel esmaltado de florões aurifulgentes”.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..