HERCULANO, ALEXANDRE (1878) O BOBO. LISBOA: VIUVA BERTRAND & C.ª – SUCESSORES CARVALHO E C.ª. DE 16XX1 CM. COM VII-[1]-338-[6] PÁGS. E.
Primeira edição em volume de uma das mais interessantes e estimadas obras de Alexandre Herculano. Invulgar.
“Romance histórico inicialmente publicado na revista O Panorama, em 1843, refundido e ampliado na edição póstuma em volume, de 1878. Na introdução, Herculano sustenta que "o mister de recordar o passado é uma espécie de magistratura moral" e formula o desejo de que "o drama, o poema, o romance sejam sempre um eco das eras poéticas da nossa terra".
A obra evoca a época conturbada da gestação da nacionalidade portuguesa, cujas lutas têm como cenário o Condado Portucalense e, concretamente, o espaço histórico e simbólico do castelo de Guimarães, palco onde se desenrolam intrigas românticas e maquiavélicas. A figura central do enredo, onde sobressaem o jovem Afonso Henriques e o Conde de Trava, amante de D. Teresa, acaba por ser D. Bibas, O Bobo, espectador oculto de paixões e intrigas e autêntica mola secreta da ação”.
Encadernação com lombada em pele decorada com nervos e exuberantes ferros dourados; pastas em percalina; aparado e sem capas. [encadernação com algum desgaste na extremidade das pastas; miolo amarelecido e com acidez, mais abundante nas primeiras e últimas folhas; corte das folhas escurecido]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..