WEELEN, GUY (1996) O AZULEJO. PREFÁCIO DE RAFAEL SALINAS CALADO. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL. DE 28X29 CM. COM [141] PÁGS. ILUST. E.
Interessantíssimo trabalho sobre o azulejo português antigo, com textos preliminares de Rafael Salinas Calado e da pintora Vieira da Silva, em português, francês e inglês.
“O senhor Weelen proporciona o prazer de uma agradável leitura através da vivacidade com que analisa os seus encontros com vários exemplos, de uma acertada escolha, do nosso azulejo. (…) Um belo passeio azulejae que vai do Palácio Real de Sintra e do convento de Jesus de Setúbal, ambos com azulejaria dos séculos, XV, XVI, XVII e XVIII até aos jardins magnificamente revestidos no final do século XVIII da Quinta dos Azulejos no Paço do Lumiar. Um trajeto bem escolhido contempla exemplares significativos de meados do século XV até ao final do século XVIII, distribuídos por monumentos situados dentro do espaço de periferia de Lisboa, com seus arredores. O autor soube transmitir a rica vivência nos contactos que foi, lucidamente, estabelecendo com a azulejaria portuguesa e no aliciante ritmo de um admirável percurso vai-nos conduzindo por belas imagens de criativa erudição, revelando a expressão evidente do seu encantamento.” Rafael Salinas Calado
Edição luxuosa, em bom papel (couché mate 150 grs.) abrilhantada com numerosas ilustrações maioritariamente a cores, de cuja direção gráfica se encarregou o pintor Armando Alves. A tradução do texto de Guy Weelen foi confiada ao poeta Egito Gonçalves.
O nosso exemplar pertence à EDIÇÃO ESPECIAL de 250 ex. (216) encadernada em tela com sobrecapa e assinada pelo autor
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..