FIGUEIROA, FRANCISCO CARNEIRO DE (1937) MEMORIAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, ORDENADAS POR …COM NOTA PREAMBULAR DE JOAQUIM DE CARVALHO. COIMBRA: POR ORDEM DA UNIVERSIDADE. DE 28X20 CM. COM XII, 274 PÁGS. E.
«As Memorias da Universidade de Coimbra, agora dadas à estampa pela primeira vez em volume independente, foram remetidas pelo seu autor à Academia Real da História Portuguesa para servirem de informação e subsídio à dissertação que o académico Francisco Leitão Ferreira preparava e parcialmente publicou em 1729, com o título Noticias Chronologicas da Universidade de Coimbra.
As Memorias lograram o seu destino imediato; Leitão Ferreira, como já observou Barbosa Machado aproveitou-as largamente, citando-as sob o título de «Informação do Senhor Reformador», umas vezes para decidir opiniões controversas, outras para derramar a sucosa concisão dos seus períodos em parágrafos não raro prolixos, e sempre como norte e guia na exposição das matérias. (…) Pelo desígnio e pelo destino dir-se-ia que as Memorias nasceram com a marca obscura das obras subsidiárias, e com efeito, assim é; mas esta feição, se as reduz à minoridade, não lhes arrebata a posição singular que ocupam na bibliografia histórica da Universidade de Coimbra. Cronologicamente, representam a primeira tentativa de narração histórica da Universidade, (…) possuem o mérito, sempre atual e admirável, da probidade na individuação e exação dos factos, sem a qual nenhuma construção alcança consistência e solidez.» J. de C.
Boa encadernação em carneira ao natural com nervos, rótulos pintados e ferros a ouro na lombada; capa anterior conservada. Com ex-libris do Prof. Gama Caeiro
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..