O PATRONO DA ARTILHARIA

10,60€

O PATRONO DA ARTILHARIA

10,60€
1

ALVES, J. V. PORTELLA FERREIRA (1979) MALLET: O PATRONO DA ARTILHARIA. RIO DE JANEIRO: BIBIOTECA DO EXÉRCITO – EDITORA. DE 23X15 CM. COM 293 PÁGS. ILUST. B.

“A biografia de Mallet revive e pormenoriza a carreira exemplar, a serviço do Brasil, do heroico patrono da artilharia. Faz que as novas gerações deixem de lado a lenda que envolvia na sua nuvem de incerteza e dúvida a nobre existência do soldado invicto, e lhe conheçam afinal, mais do que a fama, a exata verdade que a confirma e ilustra. Para que se tenha do grande homem, não a notícia vaga, em termos de apologia, mas a descrição sincera, em termos de ressurreição”.

Emílio Luís Mallet nasceu a 10 de junho de 1801, em Dunquerque, França. Veio para o Brasil em 1818, fixando-se no Rio de Janeiro.

Mallet recebeu do Imperador D. Pedro I – que o conhecia e lhe reconheceu a vocação para a carreira das Armas – convite para ingressar nas fileiras do Exército nacional, que se estava reorganizando após a recém-proclamada Independência. Alistou-se a 13 de novembro de 1822, assentando praça como 1° cadete. Iniciou, assim, uma vida militar dedicada inteiramente ao Exército e ao Brasil.

Em 1823 matriculou-se na Academia Militar do Império. Como já possuía os cursos de Humanidade e Matemática, foi-lhe dado acesso ao de Artilharia. Nesse mesmo ano, jurou a Constituição do Império, adquirindo nacionalidade brasileira.

Comandava Mallet a 1ª Bateria do 1º Corpo de Artilharia Montada quando seguiu para a Campanha Cisplatina. Recebeu seu batismo de fogo e assumiu o comando de quatro baterias. Revelou-se soldado de sangue-frio, valente, astuto. Fez-se respeitado por sua tropa, pelos aliados e pelos inimigos

Exemplar valorizado com dedicatória autógrafa do autor para o capitão de fragata….

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em