JERONIMO ROSSI: FIDALGO CERAMISTA.

13,78€

JERONIMO ROSSI: FIDALGO CERAMISTA.

13,78€
1

VALENTE, VASCO (1931) JERONIMO ROSSI: FIDALGO CERAMISTA. GAIA-PORTUGAL: EDIÇÕES PÁTRIA. DE 25X18 CM. COM 104 PÁGS. & [7] FLS. ILUST. B.

Jerónimo Rossi, nascido em Génova, notabilizou-se como ceramista portuense, cidade onde veio a falecer em 1821. O seu nome – e o de seu pai Francisco Rossi – encontra-se ligado à fundação da Fábrica de Loiça de Santo António do Vale de Piedade, em Vila Nova de Gaia, de que neste estudo se dá uma interessante e desenvolvida notícia histórica. O livro, além de incorporar algumas imagens das peças saídas da fábrica do Vale da Piedade, inclui a reprodução das sucessivas marcas de contraste identificadoras usada por Rossi e sua empresa.

O estudo “(…) ao mesmo tempo que nos patenteia o meio social e a maneira de viver, farta, culta e nobre, do iniciador e primeiro proprietário da notável empresa, e que biografa parentes de apelidos homónimos, até agora confundidos com Jerónimo Rossi, indica-nos com foram os seus cooperadores e depois quais os herdeiros e continuadores da sua obra. Terminando por uma longa e cuidada resenha genealógica, onde se enumeram antepassados e descendentes do nomeado, inclusas últimas gerações, e onde nos aparecem personagens conhecidas e estimadas…”.

Edição de cuidada realização gráfica, ilustrada com belas estampas coladas em folhas próprias e outras em folhas à parte, uma a cores e as restantes a sépia.

Nota: lombada escurecida, com pequenos defeitos e pontual acidez; extremidades das capas com perdas da coloração original e pequenos rasgos; miolo amarelecido, mas limpo.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em