LISBOA, FREI CRISTOVÃO DE (2000) HISTÓRIA DOS ANIMAIS E ÁRVORES DO MARANHÃO. LISBOA: C.N.C.D.P: INIT, 2000. DE 31X24 CM. COM 486, [1] PÁGS. ILUST. E.
«História dos Animais e Árvores do Maranhão», célebre códice da primeira metade do século XVII, foi dado à estampa originalmente no ano de 1967 com um estudo e notas do Dr. Jaime Walter. Esta nova edição está enriquecida de notas e comentários de Fernando Frade, José Mendes Ferrão, Luís Mendes e Maria Cândida Liberato.
Frei Cristóvão de Lisboa, franciscano, da ilustre família dos Severim de Évora, andou pelo norte do Brasil, pelo Maranhão, onde se dedicou a desenhar e a escrever o que lhe parecia interessante (e exótico), com que pretendia compor uma História dos Animais, e Árvores do Maranhão. Contudo, restam apenas apontamentos, tomados entre 1624 e 1627; se não formam a completa história que o título inculca, no entanto são de enorme importância. A descrição escrita bem, além do mais, acompanhada do desenho respectivo, que procura esclarecer as formas que a prosa dificilmente conseguiria transmitir.
Edição luxuosa, em muito bom e encorpado papel couché, com um rigor editorial e um design gráfico que são um exemplo do melhor que a moderna escola tipográfica portuguesa tem efectuado, atingindo-se uma perfeição na reprodução das gravuras que é anterior edição não foi capaz de atingir. Desta forma esta edição é muito útil aos investigadores deixando material que permite conhecer o que foi a lenta revelação do Brasil por Portugal.
Cartonagem editorial revestida de tela encarnada com sobrecapa estampada a cores
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..