SEIXAS, MIGUEL METELO DE (2011) HERÁLDICA, REPRESENTAÇÃO DO PODER E MEMÓRIA DA NAÇÃO. O ARMORIAL AUTÁRQUICO DE INÁCIO DE VILHENA BARBOSA. LISBOA: UNIVERSIDADE LUSÍADA EDITORA. DE 24X17 CM. COM 675 PÁGS. B.
“Heráldica, representação do poder e memória da nação” é unanimemente considerado um dos melhores trabalhos sobre a heráldica publicado em Portugal nas últimas décadas. Obra de referência e trabalho incontornável na temática.
“Tendo como ponto de partida o armorial autárquico publicado por Inácio de Vilhena Barbosa em 1860, incide sobre a relação entre a heráldica municipal e a representação do poder. O principal objectivo consiste em verificar de que modo o conjunto das armas autárquicas foi usado, desde o Antigo Regime até à monarquia constitucional, como parte integrante dos instrumentos de consagração política e de construção da memória. Foca-se em particular o papel que esse armorial desempenhou no processo oitocentista de edificação do Estado liberal, na afirmação da identidade nacional e na atestação abstracta de uma soberania da nação”.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..