GOVERNO DO DISTRITO DE MOÇAMBIQUE

31,80€

GOVERNO DO DISTRITO DE MOÇAMBIQUE

31,80€
1

ALMEIDA, COM.TE EUGÉNIO FERREIRA DE (1957) GOVERNO DO DISTRITO DE MOÇAMBIQUE: RELATÓRIO. 2 VOLS. LISBOA: AG. GERAL DO ULTRAMAR. DE 24X16 CM. COM [1], 111 P., [18] FLS. & II, 114, [1] P., [51] FLS. ILUST. B.

Relatório sumamente valioso e exaustivo para o conhecimento aprofundado de Distrito Moçambique (actuais províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula), ao nível político, económico, social e religioso, para além de geográfico e militar na década de cinquenta, período de forte implementação e ação portuguesa naquele território africano. As dezenas de fotografias impressas à parte sobre papel couché, os diversos mapas e cartas apresentados em folhas desdobráveis e alguns estampados a cor, os quadros de dados e indicadores, são fonte a não negligenciar para o estudo de Moçambique antes da eclosão da Guerra.

“Abrange este relatório um período de cerca de quatro anos, e embora respeite ao distrito de Moçambique, nele se foca um, aqui além, diferentes aspetos da vastíssima antiga província do Niassa. Consta de dois capítulos. O primeiro ocupa-se da vida indígena - Assistência e Política indígena -, fulcro de todas as nossas preocupações, dada a sua estreita relação com os principais fenómenos que interferem na própria colonização europeia. O segundo visa a Administração Geral e as Finanças.

Ao longo destas páginas procurou-se (…) sintetizar, documentando objetivamente, de modo a dar-se ideia clara das preocupações que absorveram o Governador durante os quatro anos em que teve a honra de exercer o seu mandato”.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em